No caminho da Sabedoria Ancestral, é importante compreender o que é uma cerimônia ou ritual. As cerimonias acontecem nas tradições ancestrais desde o início dos tempos. São uma forma de honrar o grande espirito e a vida através de simbolismos utilizados ritualisticamente, que propiciam aos participantes a conexão com o poder divino que existe em cada um de nós, nos igualando a todos os outros seres vivos e nos colocando em sintonia com a mãe terra, com humildade, integridade e harmonia. Ao mesmo tempo, aprendemos com os rituais que somos parte da terra, filhos dela, e que ao nos alinharmos com sua sabedoria, podemos viver uma vida muito melhor.
De forma geral, as práticas e cerimônias ancestrais despertam a nossa sabedoria interna, e servem como um momento de desligamento de nossas atividades cotidianas e rotineiras, que muitas vezes nos afastam de nossa essência espiritual. Elas quebram padrões da mente, do corpo físico, e do corpo emocional, abrindo uma percepção mais aguçada ao buscador, de forma que se inicie um contato espiritual maior, marcando um momento único para seus participantes.
Em nossos estudos compreendemos que há muitas formas de vivenciarmos a Sabedoria Ancestral, desde coisas simples como tomar um banho de cachoeira, contemplar a natureza, fazer uma trilha, preparar e abençoar o seu alimento, rezar ao Grande Espírito, manter uma relação harmônica com a natureza e as pessoas a sua volta, assim como realizar uma cerimônia que contemple o silêncio, a meditação, o autoconhecimento e o contato com o sagrado.
Listamos abaixo, estudos do que envolve as práticas e cerimônias ancestrais nas tradições antigas que temos como referências:
- Estudo e Prática da Ciência (alquimia), Arte, Astrologia, Espiritualidade/Religiosidade;
- Contemplação e Estudo das forças da natureza (sol, lua, terra, estrelas, ventos, mares, floresta, etc…);
- Culto ao grande espírito, uma força maior criadora de tudo o que existe;
- Utilização de Instrumentos de Poder; Jornadas Meditativas, Jornadas de Cura, Rituais, Jejuns, Meditações e Orações;
- Transe espiritual; Práticas Energéticas e Terapêuticas;
- Estudo de todos os Reinos da Natureza, assim como dos ciclos da natureza; Exercícios corporais e respiratórios (yoga, tai chi, chi-kung);
- Temazcal (tenda do suor); Busca da visão; Dança do sol e Dança da Lua;
- Festivais de Celebrações, Cânticos e Danças;
- Pajelanças, Benzimentos, defumações e limpezas com ervas ou demais elementos;
- Cerimônias com plantas e medicinas de poder;
- Cerimônias de Casamento, Ritos Fúnebres, Ritos de Passagem; Contação de histórias;
- Entre muitas outras práticas e cerimônias…