Os toltecas foram um povo pré-colombiano, nativos do México por volta de 700 anos depois de Cristo, que se migraram próximo a Cidade do México no século X permanecendo até o século XII depois de Cristo. Em seu povoado tinham fortes guerreiros, e formaram exércitos se espalhando pelo sudoeste dos EUA até a América Central. Possuíam conhecimentos sobre o trabalho em pedras, fundição de metais, destilação, escrita e astronomia. Sua civilização decaiu por volta de 1.300 d.C., por conta de guerras e seus sobreviventes fugiram para o Sul aonde se misturaram com o povo Maya. É dito que existem toltecas até hoje misturados com outras culturas e povos, e que estão espalhados no México.
Tolteca em seu significado original da língua nahuatl, significa “mestres construtores”, “artesões” ou “sábios artistas”. Porém Tolteca também significa “homem de conhecimento”, aonde se considera a Toltequidade até hoje como nível de alto conhecimento que o homem pode atingir. O que sabemos é que eles são povos indígenas de muita sabedoria e que deixaram seus conhecimentos ancestrais para nós, ergueram pirâmides e possuíam uma arquitetura muito elevada, que ainda é possível encontrar no México sendo preservadas e também outras cidades e templos em ruínas.
Eles guardaram antigas práticas de cura e magia que aumentam as percepções da vida e do mundo. A toltequidade tradicional nos ensina que o êxito e o fracasso fazem parte da jornada e também se baseia em 2 linhas de pensamento: práticas e princípios.
Os princípios são:
- Palavra – Você deve sempre cumprir sua palavra; Seja impecável com sua palavra!
- Suposição – Não diga nada sem ter certeza; Não tire conclusões!
- Ação – Você é responsável pelas suas ações, que geram consequências (elas já não fazem parte da sua escolha, elas simplesmente acontecem e você não pode controla-las). Não leve nada para o lado pessoal!
- Conduta – Sempre fazer as coisas direito, ter uma conduta impecável. Sempre dê o melhor de si!
As práticas são:
- Temazcal;
- Limpezas;
- Rezos;
- Busca da visão;
- Sendas.
Os Toltecas deixaram nos seus ensinamentos, que nossa relação com a vida, e com tudo o que existe, necessita de harmonia, para enxergarmos realmente o que está por trás de tudo, e poder ver “Deus” se manifestando através de todas as formas de existência. Assim, essa tradição, nos ensina que devemos percorrer esse caminho de transformação para retornarmos ao Grande Espírito, e enquanto não “fizermos” isso, não conseguiremos sentir toda essa totalidade da vida e sua integração.