As orações são como pedidos ou petições realizadas as forças superiores, ao Grande Espirito. No xamanismo Tolteca, as orações são vistas como um processo simbólico em que transferimos as nossas intenções para a natureza, de modo com que ela atue como intermediaria nos planos sutis de consciência e facilite a realização de nossos pedidos.
A palavra possui poder, pois cria, transforma e altera a nossa realidade. Quando realizamos uma oração ou reza, estamos elevando as nossas vibrações e emitindo sons vocálicos para que as nossas intenções se tornem uma realidade. Ao realizarmos as nossas orações, é importante estarmos em local reservado, silenciar a nossa mente, escutar o nosso coração, e emitirmos ao Grande Espirito e a Grande Deusa Mãe, aquilo que realmente é verdadeiro.
Quando fazemos os nossos pedidos, e declaramos as nossas intenções, e os entregamos a natureza, podemos concluir que estamos realizando uma prática xamânica de cura com objetividade, ritualisticamente, determinando os nossos propósitos. A cerimônia de rezos tolteca é uma cerimônia ancestral aonde realizamos nossos rezos, transferindo as cerimônias ao tabaco e as plantas que são nosso veículo, e que nesta cerimônia são depositados em uma trouxinha, aonde entregaremos os nossos rezos a natureza. Geralmente fazemos essa cerimônias apenas em grupos de estudos ou imersões presenciais, aonde cada participa realiza os seus rezos dentro do contexto ritualístico em grupo.