Nesta cerimônia utilizamos o Tabaco, que é uma planta de poder professora, quando utilizado ritualisticamente e corretamente por meio do Cachimbo. O Cachimbo é um instrumento de oração e rezo em conexão com o grande espirito, para nos conectarmos com todas as nossas relações, para orar, curar, meditar e contemplar.
Desde tempos antigos, os povos ancestrais como incas, maias, lakotas, astecas, e indígenas da américa do sul e do norte em geral, se reuniam para realizar cerimônias de rezos, orações e trocas ministradas por seus líderes xamãs e curandeiros. Muitas vezes utilizado no conselho dos anciões, para resolver problemas e discutir quais caminhos estariam percorrendo em grupo, ou o que seria o melhor pra todos. Também utilizado para curas, descarregos, limpezas energéticas em atendimentos e outros rituais, compreendendo que através do espirito do Tabaco (fogo), as intuições e percepções podem ser aguçadas!
Os nossos ancestrais que carregam a tradição do uso do tabaco e do cachimbo, reuniam toda a comunidade para celebrar este ritual de poder, formando um conselho, sentados em círculo, para resolver problemas e desentendimentos, onde o xamã iniciava o ritual ascendendo seu Cachimbo Sagrado e o transferia para o irmão da esquerda, dando permissão para este então ter o uso da palavra, buscando a solução do problema.
O seu uso é somente realizado para compartilhar nos rituais com intenções. “A chanumpa só deve ser unida as pessoas quando se tem um proposito”. A fumaça não deve ser tragada, e devemos sempre honrar o cachimbo com respeito sem utiliza-lo banalmente para não perder o seu propósito espiritual!
Geralmente em nosso grupo, fazemos a cerimônia do cachimbo sagrado durante os Retiros, mas também permitimos a utilização do cachimbo durante nossas cerimônias com ayahuasca para pessoas que já possuem experiência e consagram o tabaco de forma individual.