A temazcal é uma sauna sagrada, construída como uma cabana/inipi que representa o útero da mão terra. Uma medicina de cura profunda, aonde acontece a purificação com o nosso sangue que é deixado na Terra através do suor, ficando para trás tudo o que é desgastado e velho para nós. O vapor que se forma na tenda é interpretado como a respiração do grande espirito que tem o poder de curar, limpar, purificar, o corpo físico, emocional, mental e espiritual. Na escuridão, vemos ou reconhecemos nossas sombras e o que podemos curar. O espaço pequeno na tenda representa a humildade.
Dentro da temazcal são colocadas pedras, que são aquecidas anteriormente em uma fogueira sagrada. Ao serem inseridas as pedras uma por uma, é liberado dentro da tenda a memória ancestral de cada uma delas, transmitindo seus conhecimentos e cura aos participantes. Enquanto as pedras aquecem podem ser compartilhadas histórias, e orações pelos participantes. Em algumas tradições como a Lakota, após a prática da temazcal pode se realizar o ritual do cachimbo sagrado, para finalizar suas orações de gratidão e pedidos ao Grande Espírito.
Há muitas formas de se realizar a Temazcal, e isso depende de cada condutor e seus aprendizados, mas podemos buscar na fonte das tradições toltecas um ensino mais profundo de como funciona essa tecnologia e medicina espiritual. A Temazcal, utiliza de todos os elementos como água, terra, fogo e ar. Á água é jorrada sobre as pedras durante a cerimônia, e podem ser utilizadas ervas medicinais junto com a mesma e até resinas e óleos essenciais. A terra é representada pelas pedras, é também pelo interior da tenda aonde deixaremos o nosso suor que será transmutado e purificado pela mãe Terra. O elemento ar é o próprio vapor que se formará dentro da tenda, e o elemento fogo é o calor que permanecerá na tenda através das pedras antes aquecidas na fogueira.
Podemos dizer que a Temazcal representa o útero, pois durante essa cerimônia passamos por uma limpeza e purificação física, mental, emocional e espiritual, dentro de um local escuro e apertado, no qual sairemos renascidos e prontos para novos desafios em nossa vida. No meio da tenda, temos o umbigo da temazcal aonde são colocadas as pedras. E o número de pedras depende do tipo de temazcal que será trabalhado, dependendo também da linhagem iniciática do condutor em alguma tradição.
Temos vários tipos de temazcais:
- Terapêutica;
- Guerreiro;
- Mística;
- Lunar;
- Solar;
- 4 Elementos;
- Personalizada;
- Entre outras…
Cada tipo de temazcal pode ter um tempo específico, variando sempre no mínimo de 1 hora a 3 horas na maioria, e outras mais profundas como a mística em média de 6 a 8 horas, sendo considerada perigosa e jamais feita por iniciantes. Cada uma delas também pode conter um número de pedras diferentes, de acordo com as intenções. Podemos fazer temazcais com 30 pedras, outras com 36, outras com 52, etc… Tudo depende da linhagem de tradição desta cerimônia, ou do que é proposto, e do nível de participação dos iniciantes. Até mesmo preparo de partos são realizados na temazcal com gestantes, assim como casamentos.
As pedras aquecidas devem estar bem quentes e vermelhas, para serem consideradas pedras vivas, e o seu calor nos fará encarar o medo de nossas almas, os sentimentos negativos e densos, refletir sobre nossas ações, queimando em nós tudo o que não nos serve mais ou fazendo-nos olhar para tudo isso com clareza e coragem.
A entrada na temazcal é por uma única porta, que representa a “yoni cósmica” ou o princípio reprodutor feminino, em que todos entram engatinhando de frente, e saem novamente de frente depois simbolizando o respeito pela energia feminina. E geralmente as pessoas não são “obrigadas” a ficarem até o fim, mas dependendo da linha de condução, ao sair da tenda não se pode voltar mais.
Há algumas precauções a serem seguidas para participantes de primeira viagem, assim como aqueles portadores de doenças crônicas, por isso, é importante fazer uma temazcal com quem realmente saiba o que está fazendo. É importante beber bastante água antes e após a temazcal para hidratar o corpo, e não se deve jogar água ou banhar o corpo imediatamente após a cerimônia, para assim não perder seus efeitos terapêuticos.
Quem pode participar desta Cerimônia?
A princípio, qualquer pessoa se sinta atraído por esse tipo de trabalho. A Tenda do Suor acolhe quem está em busca de uma re‐conexão com seu poder pessoal, ou quer se preparar para a realização de algo especial, ou celebrar e agradecer alquilo que já conseguiu realizar. Muitas pessoas também entram na Tenda com o propósito de obter alguma resposta ou alento para um conflito interior. É indicada para as pessoas que se sentem intoxicadas física, emocional ou mentalmente. Pessoas com problemas respiratórios e com dificuldade de relaxamento muscular. Ajuda a vencer os processos de claustrofobia e outros medos.
A Temazcal é uma cerimônia aberta a pessoas de diferentes crenças e religiões. Não é necessário qualquer iniciação ou pré‐requisito. Somente a vontade de participar. Essa prática advém de tradições ancestrais que entendiam o Ser Humano como parte integrante e indissociável da Natureza.
Quais são os benefícios?
Os benefícios do Temazcal podem ser observados sob dois aspectos: promover saúde do corpo físico (mais denso) e saúde dos corpos mental, emocional e espiritual (mais sutis). No físico, o calor e a respiração do vapor aromático fazem o corpo suar, relaxar e desintoxicar. Promove a limpeza dos sinos nasais e para‐nasais, alivia problemas de sinusite, catarro, asma, bronquite e enfisema. Também purifica a pele, estimula a circulação e o sistema imunológico. Em razão de seu efeito relaxante, combate a insônia e integra os processos mentais. Essa prática é considerada como um coadjuvante no combate ao estresse. Nos corpos mais sutis, a Tenda do Suor auxilia na nossa (re‐) conexão com os quatro elementos fundamentais que mantêm a vida do nosso planeta: água, terra, fogo e o ar. Entrar no espaço escuro e quente e retornar ao útero cósmico inconsciente, permite a abertura para o desconhecido. É um convite para focar nossa atenção nos “sentidos internos” e contatar nossa Essência, para integrar e alinhar as múltiplas dimensões do Ser.
Existe alguma contra indicação?
Desaconselhamos a participação de pessoas que:
- Passaram por procedimentos cirúrgicos recentes;
- Possuem problemas cardíacos;
- Sofreram agressões na pele recentemente, como queimaduras, tatuagens, piercing, etc…
As nossas cerimônias de Temazcal são realizadas em média a cada dois meses, e todas as pessoas aptas são bem vindas a conhecer e participar!