SERPENTE DA CURA

CENTRO DE TERAPIAS E PRÁTICAS ANCESTRAIS

SANANGA

Essa é uma medicina usada tradicionalmente por diversas etnias indígenas, por isso é muito respeitada e eficaz. A sananga é conhecida, especialmente, por seus benefícios para a visão. São arbustos usados como colírio por etnias amazônicas como os Huni Kuin e os Yawanawá. A planta tem um forte efeito espiritual, ajuda no tratamento de dores, agiliza a meditação e a conexão com a natureza e ainda tem um efeito afrodisíaco.

Um dos principais componentes é a ibogaína, conhecida por gerar transes e visões. A sananga deriva da Tabernaemontana Sananho. Consiste nas raízes da planta batidas para aplicar nos olhos como um colírio. Essa aplicação deve ser feita nos dois olhos, para gerar uma sensação de equilíbrio. 

Uma das aplicações é para preparo antes da caça. Os indígenas acreditam que a ministração de sananga amplia a capacidade da visão para perceber as oportunidades na floresta. Ela aprofunda a visão para acompanhar as texturas, perceber melhor as cores e detectar melhor as presas. Geralmente, a utilização acontece em um ritual sagrado, acompanhado de um xamã ou de um pajé.

Qual o efeito da Sananga?

Acredita-se que a Ibogaína seja a causadora de efeitos notáveis, como visões e transes, como já comentamos. A sananga, em si, gera uma sensação de equilíbrio, de conexão com a natureza, ampliação visual e melhorias na saúde e na espiritualidade. Por isso, é uma planta voltada para usos medicinais e para uso sagrado, com o objetivo espiritual.

Pode ainda ajudar a expandir a visão interna do ser humano, com uma melhoria na capacidade de identificar intenções escusas de outras pessoas e aproveitar as oportunidades especiais que a vida oferece. No geral, ela ajuda a ampliar os sentidos para facilitar as atividades do dia a dia. Ou seja, permite enxergar além de uma limitação na visão, o que abre os olhos das pessoas para as pequenas e grandes belezas da vida. 

Os usos espirituais de Sananga

O colírio contribui para provocar um equilíbrio das energias, dissipando as negativas. Assim, é muito útil para tratar sintomas psicossomáticos. Espiritualmente, pode ser o preparatório para o uso de outras medicinas, como a ayahuasca. Aperfeiçoa a experiência e os efeitos da ayahuasca.

A medicina é conhecida por ativar uma espécie de visão interna, o que se chama de terceiro olho. Durante o uso, a sananga gera um efeito espiritual que transcende para a dimensão física. Por isso, é comum que as pessoas sintam um pouco de ardência nos olhos, quando a planta está fazendo o seu efeito. Contudo, depois disso, é possível remover a melancolia e uma série de energias prejudiciais, o que contribui para o bem-estar da pessoa que ingere. 

Benefícios do uso da sananga

Reduz inflamações – Doenças oculares causadas por inflamação, como a catarata, podem ser tratadas com o auxílio do colírio natural. Ela atua na diminuição dos componentes inflamatórios, bem como beneficia o usuário a partir de seu efeito antioxidante. 

Auxilia em lesões oculares – Lesões oculares e problemas gerais envolvendo os olhos podem ser tratados com o auxílio da sananga. Estima-se que ela contribua com o combate à hipermetropia, afacia, olho seco, astigmatismo, dor de cabeça crônica e até daltonismo. Sendo assim, é uma ótima aliada na busca por cura na região dos olhos. Seu uso precisa de cuidados, contudo, como já falamos. É preciso atentar ao ritual e ao nível de preparação com um elemento sagrado como esse.

Retira energias negativas – Por outro lado, também percebe-se o resultado de sananga na eliminação de energias ruins. Até já falamos sobre isso em um dos tópicos anteriores: a planta reforça o equilíbrio vital e proporciona uma paz que você achará difícil de encontrar com qualquer outra coisa.

A sananga é especialmente útil para retirar a panema, um termo que representa as energias negativas que normalmente carregamos conosco. Está associada ao acúmulo de bactérias e doenças, por conta da ingestão de alimentos não purificados, fora da natureza.

Essas doenças podem agir no estômago, no aparelho digestivo e no aparelho excretor. Por conta dessa limpeza, a sananga propicia uma visão aprofundada, mais perceptiva. O combate à panema ajuda a fortalecer nossa saúde, tanto espiritual quanto física. 

Equilibra as emoções – Também serve para equilibrar os aspectos emocionais. Possibilita calmaria e controle das emoções, para que as pessoas se sintam bem e fiquem bem consigo mesmas. Por isso, é tão bom como um complemento à meditação. Por outro lado, ajuda a facilitar o convívio social, com menos instabilidade e mais consistência emocional.

Conclusão

Como vimos, a sananga é uma medicina especial natural, que é aplicada como um colírio, diretamente nos olhos. É preciso total cuidado na administração da planta, pois requer um ritual e muita atenção. Ao eliminar as distrações e manter a cabeça no lugar para receber seus benefícios, as pessoas conseguem ser impactadas no âmbito medicinal, emocional e espiritual. 

A sananga, como observamos, abre os olhos físicos e espirituais para possibilitar uma visão aguçada, aprofundada e consistente. Viabiliza a caça na natureza, com maior possibilidade de pegar presas difíceis. Da mesma forma, permite enxergar oportunidades e riscos na vida urbana. 

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados

Tradição Yawanawá

Tradição Yawanawá

“Nós somos como queixadas: todos juntos." Tomando as queixadas (yawa) como símbolo, o discurso yawanawá reafirma a coesão grupal e uma relação estável com o território que na atualidade constitui

Tradição Huni-Kuin

Tradição Huni-Kuin

SABEDORIA DO POVO HUNI KUIN Os Huni-Kuin habitam a fronteira brasileira-peruana na Amazônia ocidental. As aldeias Huni-Kuin no Peru se encontram nos rios Purus e Curanja. As aldeias no Brasil

A Tradição Andina

A Tradição Andina

As civilizações andinas As civilizações andinas compunham um mosaico de diferentes culturas independentes que se desenvolveram no entorno da Cordilheira dos Andes, da Colômbia ao deserto de Atacama, na América do Sul. Elas baseiam-se principalmente nas culturas

A Sabedoria Lakota

A Sabedoria Lakota

O povo dacota, dakota ou lakota, também conhecido como teton, titunwan ("moradores da pradaria") e teton sioux ("serpente ou inimigo") são um povo indígena das Grandes Planícies da América do Norte. Eles fazem parte de uma confederação de sete grupos sioux (a Grande Nação Sioux ou

A Tradição Tolteca

A Tradição Tolteca

Os toltecas foram um povo pré-colombiano, nativos do México por volta de 700 anos depois de Cristo, que se migraram próximo a Cidade do México no século X permanecendo até

Normas de Conduta

Normas de Conduta

O nosso ambiente é em primeiro lugar, um local de respeito, acolhimento e união, independente de crenças pessoais, religião, status social profissional e financeiro, ideologias políticas, sexo, gênero, idade e